Monday, April 20, 2009

Paixão nacional


Basquete é a paixão nacional nos Estados Unidos. Pensando nisso, comprei, ainda no Brasil, ingressos para o jogo Knicks x Detroit no Madison Square Garden. O ginásio é grande, tem 20 mil lugares e, além de basquete, costuma sediar jogos de hoquei, boxe, vale tudo, shows. Fica bem no centro da cidade e foi construído sobre a estação subterrânea Pennsylvania Station. Nas imediações do ginásio você pode encontrar cambistas oferencendo "tickets, tickets". Mas eu não recomendo não. No dia do jogo, na minha frente estavam um grupo de 8 espanhois que foram barrados na entrada porque estavam com ingressos falsos.


De certa forma, fiquei um pouco decepcionada porque esperava alguma coisa parecida com os jogos de futebol aqui do Brasil. Ninguém grita, xinga ou se altera. A torcida não se envolve emocionalmente no jogo. Todos ficam sentados, comendo o mega combo de cachorro-quente e refrigerante. Aplaudem e dizem "yes!" quando aparece uma jogada bonita.

Em compensação, tudo é um verdadeiro show. Tem um DJ que toca durante todo o jogo e um telão que mostra pessoas famosas na torcida ou os anônimos engraçados, dançando e torcendo. Nos intervalos ou durante as pausas técnicas as cheerleaders dançam e tem brincadeiras para os torcedores (show de calouros, andar de velocípede, acertar a cesta a várias distâncias). Parece que as pessoas prestam mais atenção nessas coisas do que no jogo em si.


No comments: