Friday, August 14, 2009

Agora estou em New Jersey, um estado vizinho de New York, há umas 2 horas de carro. Os pais de um amigo que eu fiz em New York tem casa aqui. New Jersey tem praia, mas eu ainda não fui lá porque a gente chegou muito de noite.

New Jersey é bem diferente de Manhatan. Parece mais com aquele conceito americano de casas grandes, jardins, rodovias para todos os lados. Mas não tem algumas vantagens como o metrô, por exemplo. Em Nova Iorque eu sempre ando de metro. Eu compro um tipo de bilhete único que custa 27 dólares e eu posso andar o quanto eu quiser durante 7 dias. De vez em quando pego ônibus. O transporte público é sensacional: tem ônibus e metrô pra todo o lado, inclusive de madrugada e ainda com ar condicionado (tem dias que faz 30 graus Celsius). Em cada ponto de ônibus tem uma placa com os horários que o ônibus vai passar. E não é o horário arredondado não. Tem os minutos certinho, por exemplo 5:32, 9:48. E o pior é que eles cumprem o horário certinho. Fico pensando que se fosse no Brasil alguém já teria arrancado a placa e levado pra casa pra saber quando o ônibus vai passar.

Eu como fora uma vez por dia (na janta ou no almoço) e nas demais refeições eu tento comer em casa. Tem uns mercadinhos onde eu compro comida (basicamente macarrão) e frutas e também coisas para o café da manhã: leite (tem garrafão de 5 litros de leite no mercado), ovos, baicon, sucrilhos, Nesquik e suco.

Já desencanei de comprar água. Bebo da torneira mesmo. Todo mundo bebe. O Paulo, do apartamento, compra água, mas eu já estou bebendo da torneira. Nos restaurantes, quando você senta na mesa, a primeira coisa que eles trazem é um copo de água (da torneira) com gelo.

Além disso, várias vezes o Paulo cozinha peixe, beringela e outras coisas e eu aproveito e filo a boia dele. Ele tem até uma panela de barro!

Uma coisa que estou estranhando por aqui é como esse povo gasta água a toa! Vira e mexe alguém quebra um hidrante da calçada e a criançada fica brincando na água. Ai, depois que todo mundo já enjoou de brincar na água, fica aquela água toda vazando até que alguém da prefeitura resolva vir consertar. Um tremendo desperdício.

Tem uma mulher que vai na casa do Paulo todos os dias para dar uma limpada. O nome dela é Irene e ela é de Porto Rico. Ela vive deixando a torneira aberta enquanto cozinha ou então, quando vai embora, deixa a torneira vazando. Vários dias cheguei no apartamento e ela estava lá com a torneira aberta, sem usar a água. Eu vou até a torneira e fecho. Aí um dia ela me perguntou porque eu fechava a torneira e eu disse que tinha aflição de ver aquela água toda indo embora sem ninguém usar. Então ela respondeu "mas a gente não paga a água". Fiquei perplexa. Só porque não paga pode deixar vazando? Fico lembrando da minha mãe coletando água da ma'quina de lavar roupa para lavar o quintal! Acho que a Irene iria achar isso um absurdo. Eu não entendi direito porque ela disse que não paga água. Acho que é porque a água é do condomínio e o condomínio já está incluso no valor do aluguel. Bom, por enquanto é isso. Depois conto mais novidades. Um beijo pra todo mundo!

No comments: