Sunday, August 30, 2009

Armas e Bebidas

Não tem jeito, sempre que se pede uma bebida alcoólica por aqui o garçom pede a identidade. E tem que ser algum documento emitido pelo governo. Para os estudantes internacionais que ainda não tiraram a carteira de motorista (eu, por exemplo) eles exigem o passaporte. Além de verificar a data de nascimento (é preciso ter mais de 21 anos) eles ainda olham o visto. Eu não sei muito bem porque eles olham o visto. Será que eles venderiam bebidas a imigrantes ilegais?


É muito chato andar com o passaporte o tempo todo porque é um documento grande e ruim de carregar. Além disso, corre-se o risco de perdê-lo ou de alguém roubá-lo. Um dia estávamos num restaurante e um amigo brasileiro esqueceu o passaporte. Então eu disse para o garçom para trazer duas cervejas par mim e eu daria uma para o meu amigo, já que eu sabia que ele tinha mais de 21 anos. Mas o garçom falou que se eu fizesse isso ele iria pedir para eu me retirar no restaurante.

Eles levam muito a sério esse negócio de bebida por aqui. E o pessoal dos estabelecimentos comerciais morrem de medo de perder a licença para vender bebida alcoólica. Então eles cumprem a lei direitinho. Ah, além disso, na sessão de orientação aos estudantes internacionais, o pessoal da faculdade deixa bem claro que é proibido tomar bebida alcoólica em lugares públicos. Então, nada de comprar uma lata de cerveja e sair andando na calçada, bebendo uma gelada. Pique-nique na grama com bebida alcoólica também nem pensar.


Tudo bem, a gente pode até concluir que eles têm razão de fazer isso. Afinal, a gente já viu um monte de acidente por causa de gente bêbada. O que me causa espanto é o fato de eles venderem armas no Wall Mart. Não é contraditório? Tantas restrições para o consumo de bebida alcoólica enquanto se pode comprar um rifle no mercado!

No comments: