Wednesday, January 12, 2011

Lavar roupa todo dia, que alegria!

.
O saco do fim de semana é que tem que fazer todas as tarefas domésticas: lavar o banheiro (que você já viu que não é tarefa fácil porque não dá para jogar água e lavar tudo de uma vez), limpar a casa e lavar a roupa. Essa última parte é um saco ao quadrado. Isso porque as casas aqui não tem lavanderia (acredite, não tem tanque) e eu também não tenho máquina de lavar roupa porque é muito cara. Então eu uso a lavanderia comunitária que tem aqui na vila onde eu moro. A lavanderia tem 6 máquinas de lavar e 6 de secar e a maioria das pessoas lavam a roupa no fim de semana. Tem sempre uma máquina de secar quebrada o que, você já deve imaginar, compromete toda a logística do processo.


A lavanderia é comunitária, mas tem que pagar. Custa US$2.5 por ciclo de lavagem e mais US$2.50 por ciclo de secagem. Geralmente eu preciso de 2 ou 3 ciclos: um para lençol, toalhas, fronhas, pano de prato, outro para roupas brancas e outro para o resto. Teoricamente deveria ter mais um ciclo para roupas delicadas, mais eu não tenho grana e nem tempo para isso.

Esse negócio de separar as roupas parece bobagem (pelo menos eu achava que era bobagem), mas realmente faz diferença. O primeiro grupo (roupa de cama e cozinha) já enche uma máquina e como é tudo de algodão dá para lavar com água bem quente. As roupas brancas tem realmente que serem lavadas separadamente (aprendi isso a duras custas, tenho 3 calcinhas que eram brancas e agora elas são acinzentadas). Geralmente os lençóis não soltam tinta e eu até poderia lavar as roupas brancas junto. Mas acontece que a máquina já fica cheia com a roupa de cama e não vale a pena entuchar roupa na máquina porque aí fica tudo grudado e acaba não lavando a roupa muito bem.

Lavar demora de 38 a 40 minutos, dependendo do ciclo que você escolher. Até parece que 2 minutos fazem alguma diferença... Secar demora 50 minutos. Já viu que esses tempos também não ajudam muito na logística né. Bom, sempre tem fila para lavar nos finais de semana. Como demora mais que meia hora, o pessoal enche a máquina, liga e vai embora. O porre é que geralmente eles não voltam quando o ciclo termina (depois de 40 min). Mas até aí não tem problema porque geralmente não tem máquina de secar disponível mesmo. Mas tem uns folgados que voltam só depois de 2 horas! Ai, quero morrer quando isso acontece. Porque aí você tem 3 alternativas:

(A) colocar a roupa do indivíduo (cueca, calcinha entre outras peças peculiares) numa secadora disponível. Essa opção não é boa porque ninguém gosta de trabalhar (passar a roupa da máquina de lavar para a secadora é uma prestação de serviço sim e se você fizer muito acaba com dor nas costas) de graça para um ilustre desconhecido e acima de tudo folgado. Além disso, você não vai pagar para começar o ciclo de secagem. Então, já sabe que muito provavelmente você vai ter que esperar mais de 10 minutos depois de lavar para começar a secar a sua roupa. O pior é que você não sabe quando o sujeito vai decidir voltar para a lavanderia e começar o ciclo de secagem. Então, só deus sabe quando você vai conseguir secar sua roupa.

(B) voltar mais tarde e dar mais tempo para o folgado resolver aparecer. Mas essa alternativa também é ruim. Porque geralmente o cara aparece e antes de você voltar na lavanderia alguém foi lá e pegou a máquina, iniciando um novo ciclo de lavagem. Aí você tem que esperar mais 40 minutos.

(C) pegar a roupa do cara e jogar no chão, pisar em cima e sujar bem. Essa seria a melhor opção porque aí o cara vai ter de pegar a fila de novo para lavar e também porque quando você terminar de lavar a sua roupa vai ter uma secadora disponível imeditamente. Sem contar os benefícios educacionais, já que o cara vai aprender a nunca mais atrasar para transferir a roupa da lavadora para a secadora. Apesar de esta ser a minha alternativa preferida (talvez por influência dos genes do meu pai), eu acho melhor não usar porque é meio sacanagem fazer isso e também porque corre-se o imenso risco do cara chegar bem na hora que você está pissando na roupa dele.

Pô, esses caras tem celulares com milhões de aplicativos. Não é muito difícil de usar o alarme do celular para avisar que a roupa tá pronta. Uma vez eu deixei um post-it na máquina comentando a falta de consideração e a má-educação de tal comportamento, mas não acho que surtiu efeito algum.
 
Bom, o jeito é ter paciência. Quem manda ser pobre e não ter grana para comprar lavadora e secadora...
 
.

1 comment:

Unknown said...

Não rola de lavar a roupa na segunda à noite? Deve ser vazio...