Wednesday, January 12, 2011

Primeira classe?

Ah, pena que acabaram as férias...

Depois de uma brevíssima passagem pelo Brasil, eu passei o Natal na França e o Ano novo em Valência. Em 42 dias eu viagei 15 trechos de avião. Eu posso dizer que eu estou gostando bem menos de viajar de avião agora...

Ainda no Brasil, a TAM embarcou todo mundo no avião e demorou 3h para decolar. Primeiro eles falaram que ia atrasar um pouco porque estavam com problemas no ar condicionado e que a equipe de manutenção já estava providenciando o conserto. Depois de uma hora eles disseram que já estava consertado, mas que não dava para decolar porque eles precisavam que 8 passageiros da primeira classe desistissem da viagem. Esquisito né?

O banheiro já estava uma caca total e todo mundo estava reclamando horrores quando o piloto disse que por causa do atraso, a tripulação iria ter de trabalhar mais horas e pela lei eles teriam que descansar durante o voo. Acontece que a lei manda que o descanso da tripulação seja feito na primeira classse. Então o piloto pediu a compreensão dos passageiros da primeira classe para que eles ou desistissem da viagem ou passassem para os lugares disponíveis na classe econômica.

Eu não pesquisei nada sobre esse assunto, mas eu acho que essa história está muito mal contada. Mesmo que seja verdade, achei um absurdo o piloto falar isso para o avião inteiro ouvir. Todo mundo, que já estava revoltadíssimo começou a pressionar os caras da primeira classe para tomar uma atitude. Claro que a TAM deveria estar oferecendo alguma vantagem para o pessoal da primeira classe sair, tipo milhas, hospedagem em hotel etc. Mas convenhamos que não é nada legal você pagar fortunas para voar de primeira classe, já estar dentro do avião, ter esperado 1h30 pela manutenção e aí o piloto fala que ou você sai ou o voo vai ser cancelado.

A situação já estava ficando bem crítica quando um casal resolver aceitar as condições que a TAM estava oferecendo e acabaram desistindo da viagem. Eles saíram do avião aplaudidos pelos demais passageiros. O problema é que eles precisavam das malas que tinham despachado. Aí a gente teve que esperar até o pessoal encontrar a mala do casal. Mesmo assim, ainda não havia assentos suficientes na primeira classe para a tripulação.

Uma mulher que estava na primeira clase viajando com o cachorro resolveu ir para a classe econômica, com a condição de que eles arrajassem um assento para o cachorro também. Depois de mais uma meia hora de negociação conseguiram acomodar a mulher, o cachorro e mais outras 2 pessoas da primeira classe para classe econômica.

O avião partiu com mais 3 horas de atraso e um monte de gente (inclusive eu) que tinha outros voos agendados acabaram perdendo a viagem. Para encurtar a história, eu tive que comprar outra passagem e estou até agora tentando conversar com alguém da TAM para que eles me reembolsem. Poucas chances de isso acontecer... Também poucas chances de eu viajar de TAM de novo...

.

No comments: