Friday, January 14, 2011

Parada não planejada em Nice

Bom, deixa eu contar um pouco mais das férias.

Estava em conecção em Dublin e depois de um atraso de 1h30 a AerLingus resolveu cancelar o voo para Paris porque o aeroporto estava fechado devido a nevasca. Por causa disso, todos os voos foram cancelados e a gente teria que remarcar para o dia seguinte. A estadia em Dublin seria por conta dos passageiros, porque o cancelamento ocorreu por conta do tempo e não por causa da companhia aérea. Então eles não iriam pagar nada para ninguém.

Toca pegar a mala e enfrentar uma fila quilométrica para tentar remarcar outro voo. Na fila, tinha um monte de gente dizendo que já era o terceiro dia que eles estavam tentando ir para Paris e que todos os dias o aeroporto fechava.

Eu que não queria gastar os tufos em hotel, taxi, metro, onibus e ainda não ter certeza de quando eu iria chegar em Paris. Estava correndo o risco de passar o Natal sozinha em Dublin!

Ah, não tive dúvidas, troquei minha passagem por outra para Nice, no sul da França, onde o tempo estava bem melhor. O melhor seria ir para Lion, que é mais perto de Paris (Nice fica a uns 900 km de Paris), mas todos os voos para Lion já estavam lotados.

Em Nice, peguei um busão para a estação de trem e a idéia era ir para Paris com o trem bala (TGV). A passagem custa uns 120 euros e levaria umas 6 horas para chegar, mas pelo menos era mais garantido de chegar em Paris naquele dia.

Quando eu estava na fila para comprar a passagem, chegou uma mulher dizendo que ela tinha uma passagem que não iria mais usar e estava vendendo. Como ela comprou a passagem com bastante antecedência, ela pagou só 22 euros (preço impresso no bilhete) e estava querendo vender pelo mesmo preço. Ah, mas na hora eu desconfiei. Essa mulher estava tentando dar o golpe do cambista. Quase certeza de que aquela passagem era falsa. Além disso, porque ela não vendia por mais?

O cara que estava atrás de mim ia para Lion e interrompeu a conversa. Ele disse que a passagem parecia bem autêntica e que ele achava que eu poderia comprar a passagem daquela mulher. E agora José? Vale a pena o risco? Quem garante que aquele cara não estava combinado com mulher para dizer essas coisas?

Eu já estava cansada, tinha saído do Brasil às 23h do sábado, cheguei em NY às 10h do domingo e perdi meu voo para Boston. Gastei os tufos para comprar outra passagem e conseguir estar em Boston às 16h para o voo para Dublin. Por causa do voo cancelado na segunda de manhã para Paris acabei voando para Nice e ainda tinha muito chão pela frente até chegar em Paris. Resumindo, eu estava viajando a 2 dias e 2 noites, com o fuso horário totalmente zoado e a cabeça cheia. Mas acabei comprando a passagem da mulher e, pasmem, correu tudo bem. Consegui chegar em Paris à meia noite (de segunda para terça)!

Depois, pensando melhor no que tinha acontecido acho que as chances de ter caído num golpe eram grandes, mas se eu estivesse no Brasil com certeza absoluta eu não compraria a passagem. Sad but true...

No comments: